“O ser humano é o principio, meio e fim de toda ação social."

Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de março de 2009

O DIA DE QUEBRAR PARADIGMAS


"A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original"

Albert Einstein

No dia 20/12/2008 o Movimento Coexistir partiu para sua segunda ação, entregar em um assentamento do Movimento dos Sem Terra (MST) na cidade de Cajamar uma doação que não consistia em alimentos, roupas ou brinquedos como é comum nesta época do ano.

Algumas semanas anteriores dois integrantes do nosso movimento fez uma visita informal ao referido assentamento, gostaram muito do local e ficaram muito interessados em fazer algo para esse grupo de pessoas, questionando-lhes sobre a maior necessidade do local, a resposta inusitada foi de que precisavam de livros pois existem muitas crianças e adultos que sentem sede de saber mais, completar os estudos e acabar com o tempo ocioso fazendo algo importante para o crescimento humano dos mesmos: APRENDER !

Nossos companheiros acharam o pedido fantástico e mobilizaram todo o Movimento para arrecadação de livros didáticos e de literatura para aquelas pessoas tão simples e ao mesmo tempo tão sábias.

Enfim chegou o dia, quão grande foi a nossa surpresa ao contar as doações que somaram mais de novecentos livros.

Ao chegar no local encontramos pessoas simples, trabalhando, com suor escorrendo no rosto, mãos calejadas e sujas de terra segurando enxada e que nos receberam com muita educação e simpatia.

Ao longo de uma conversa vimos como essas pessoas são sábias, elas lutam por uma causa, conhecem seus direitos, sabem dos seus deveres, fazem tudo dentro da constituição e não ousam infringir qualquer parágrafo que possa prejudicar um morador e quanto menos o grupo inteiro.

Nesse mesmo dia todos nós saímos de lá com pensamentos diferentes visto que sempre aprendemos e vimos na mídia que esse grupo de pessoas são arruaceiros, pessoas vagabundas sem interesse em trabalhar e muito menos conquistar as coisas da forma certinha como nós, nossa família e a sociedade dita politicamente correta porém na verdade a imagem delas são distorcidas e corrompidas pelos meios de comunicação que sempre privilegiam os que tem dinheiro, neste caso, os donos das terras improdutivas e bitolam a grande parte da sociedade.

Ficamos felizes por ver pessoalmente que essas pessoas na verdade são bem diferentes dessa imagem que somos acostumados a ver pois vagabundo não tem causa, não tem ideal e muito menos se preocupam em estudar. Pessoas como o Zé Carlos e o Fidel nos ensinaram que o conhecimento ultrapassa a escolaridade e que nós temos muito ainda o que aprender.


Denise E. Caum