“O ser humano é o principio, meio e fim de toda ação social."

Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

EDUCAÇÃO: O CAMINHO PARA UM FUTURO MELHOR.



        A educação tem entre seus objetivos principais conceber uma formação social, auxiliar no desenvolvimento de uma vida melhor e buscar a construção de uma sociedade justa, onde o homem pode ser verdadeiramente livre. Por isso, se torna fundamental em nossa História.
        Em 1932, escrito por Fernando de Azevedo o “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, tornou-se um marco na construção do plano educacional brasileiro e alegava que a educação tinha a preferência para o desenvolvimento de uma sociedade. Porém este fato não foi levado a sério pelos políticos brasileiros, já que eles não reconhecem os valores de seus educadores e não trata a educação como fator fundamental da construção de uma sociedade melhor.
        Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o salário médio do docente do ensino fundamental em início de carreira no Brasil é o terceiro mais baixo do mundo, no universo de 38 países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com isso percebemos que os gestores públicos, não reconhecem as dificuldades enfrentadas na sala de aula.
        A forma desqualificada que a educação é tratada traz sérios prejuízos ao desenvolvimento de nossas cidades, de nossos estados e de nosso país. Ao nos depararmos com a deficiência de profissionais qualificados, com o aumento de índices de violência e miséria, com a desvalorização do ser humano e a falta de cultura, percebemos os reflexos da ausência de políticas públicas qualificadas para a melhoria educacional.
        Não conseguimos construir uma vida digna sem uma boa educação. Nossa herança cultural e nossas aprendizagens nos formam e nos tornam capaz de produzir um novo amanhã, repleto de esperança em dias melhores.
        Não valorizar a educação é desconstruir uma sociedade livre e excluir o direito a verdadeira felicidade do individuo. O investimento em educação é a busca para melhorar de maneira direta e plena a vida da população.
        Então para que realmente possamos lutar, para melhorar a vida do povo, devemos acreditar e valorizar a educação, pois se não investirmos em educação hoje, amanhã iremos investir na construção de cadeias.
Jean Camoleze

2 comentários:

  1. Prezado Jean.
    Por certo você é um membro da grande família Camoleze espalhada por todo o Brasil. Estamos escrevendo o Livro de Ouro da família e gostaríamos de sua partipação e colaboração.
    Contato: Edino Camoleze
    e:mail - edino0644@gmail.com
    Att
    Edino Camoleze

    ResponderExcluir
  2. " A SAGA DA FAMÍLIA CAMOLEZE ", É UM TRABALHO HISTÓRICO INICIADO PELO SR. OGAIR, PARA MOSTRAR COMO A FAMÍLIA CAMOLEZE SE FORMOU NO BRASIL. ESTOU DANDO CONTINUIDADE A ESSAS PESQUISAS JÁ REALIZADAS TENDO EM VISTA ENCONTRAR A VERDADEIRA ÁRVORE GENEALÓGICA, SEUS GALHOS E RAMOS ESPALHADOS POR TODO O BRASIL. SABEMOS, DESDE A IMIGRAÇÃO, QUE OS PRIMEIROS ASSENTAMENTOS DA FAMÍLIA ACONTECERAM EM SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO. É UMA MISSÃO ÁRDUA QUE PRECISAREMOS DA COLABORAÇÃO DE TODOS.
    AJUDEM-NOS NESSE MAGNÍFICO TRABALHO.
    EDINO CAMOLEZE

    ResponderExcluir